Veja o vídeo e ouça as orientações sobre o tombamento de imóveis no Programa Palavra Aberta, que foi ar no Jornal da Itatiaia (8h30 às 9h), com os jornalistas Eustáquio Ramos e Kátia Pereira que entrevistaram a ex-presidente da IEPHA, Michele Arroyo, juntamente com o advogado Kênio Pereira, tendo este explicado que há casos que cabe ao Poder Público arcar com os custos com reformas do bem que foi tombado.
Kênio Pereira, como advogado e Diretor em MG da Associação Brasileira de Advogados do Mercado Imobiliário (ABAMI) foi convidado pela Rádio Itatiaia para expor a visão dos proprietários, bem como do setor imobiliário que em alguns casos se sentem prejudicados com a imposição de regras que limitam o direito de propriedade e que dificultam as novas edificações.
Ele orientou sobre a possibilidade de isenção do IPTU, bem como sobre a importância do tombamento ser flexibilizado em casos específicos. Kênio alertou que podem ocorre situações que o esvaziamento do valor patrimonial justifica o dever da União, Estado ou Município de indenizar o proprietário, por consistir uma desapropriação indireta.
Ouça a entrevista que foi publicada no Canal do YouTube da Rádio Itatiaia.